Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.

12 fevereiro 2014

Papa Francisco nomeia Dom Nelson Francelino Ferreira Bispo titular da Diocese de Valença



O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, Dom Nelson Francelino Ferreira, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, para a Diocese de Valença (RJ). Ele sucede a Dom Elias James Manning, que, em conformidade com o Cân. 401.1 do Código de Direito Canônico, pediu renúncia por causa da idade, que foi aceita pelo Pontífice.  Dom Elias completou 75 anos em 14 de abril de 2013. Estava na diocese de Valença desde março de 1990. Seu lema episcopal é “Tu és o Sumo Bem”.

Dom Elias se encontra em viagem e por isso não pode estar presente no anúncio do novo bispo, mas enviou uma nota, na qual agradece a todo "povo de Deus, padres, religiosos/as e fiéis leigos/as":
"Agradeço pela oração, amizade e colaboração oferecidas em benefício do crescimento do Reino de Deus em nossos nove municípios, desde 13 de maio de 1990, quando Deus me chamou para o Seu serviço nesta região. Que Jesus, o Bom Pastor, recompense a todos pela bondade!", disse.

Dom Nelson Francelino Ferreira acolheu a nomeação com  "com alegria e temor", como ele descreveu na carta enviada à Diocese de Valença.
"Alegria - porque é uma missão confiada por Deus, através de Sua Santidade, o Papa Francisco e, portanto, um pedido da Santa Mãe Igreja. O temor - esse se justifica, porque essa função ultrapassa todos os limites do meu ser, pequeno e frágil, e os desafios da Messe do Senhor são sempre muito grandes. Ser bispo não é uma honra, mas um serviço e, por isso, respondi SIM ao chamado para assumir o pastoreio dessa diocese, que mesmo sem conhecê-la em profundidade, já posso dizer que a amo intensamente", pontuou o bispo nomeado.


À Arquidiocese do Rio, Dom Nelson também dirigiu uma carta, na qual manifesta a saudade que já invade a sua alma e destaca "os laços de carinho, afeto e amizade foram-se estreitando e se solidificando no presbitério, bem como entre os fiéis leigos".

"No período de dois meses, devo encerrar os trabalhos que exercia na Arquidiocese do Rio de Janeiro e tomar posse canônica na Diocese de Valença. É nesse contexto que, com o coração apertado, dirijo-me à todos da Arquidiocese do Rio, para compartilhar sentimentos que perpassam minha mente e meu coração nesse momento. Assumo essa nova missão, antes de tudo, na oração, com espírito missionário, na entrega à vontade de Deus, na alegria de poder servir Jesus Cristo e sua a sua esposa, servindo aquela diocese para o qual fui designado. 

Não é fácil deixar a Arquidiocese do Rio de Janeiro, onde fui despertado para a vocação sacerdotal por intermédio do então padre Lessa, hoje Arcebispo de Aracajú e pelas irmãs da comunidade de Padre de Foucauld, ordenado diácono há vinte e cinco anos; presbítero há quase vinte e quatro anos e epíscopo há três anos, sem contar o tempo de formação no Seminário Arquidiocesano de São José. A saudade já me invade a alma, pois, nesses anos, os laços de carinho, afeto e amizade foram-se estreitando e se solidificando no presbitério, bem como entre os fiéis leigos. Ficam para sempre gravados no coração o calor humano, a acolhida, a amabilidade e a santidade desse povo carioca, valores que provêm da fé e da cultura. Gratidão é muito pouco para dizer o que sinto nesse momento", escreveu.

A posse de Dom Nelson em Valença está marcada para o dia 5 de abril, às 16h, na Catedral Nossa Senhora da Glória. 

"Rogo, pela intercessão do nosso glorioso Mártir São Sebastião, padroeiro dessa linda arquidiocese, que o Senhor nosso Deus abençoe essa nova missão, bem como  a todos os pastores que aqui ficam. Parto, contando com a oração e espero contar com a presença de todos na missa de posse", finalizou.

 Dom Orani anuncia a nomeação de Dom Nelson
O arcebispo  e cardeal eleito Dom Orani João Tempesta, atual presidente do Regional Leste 1 da CNBB, foi o responsável por dar a notícia da nomeação à Arquidiocese do Rio e a todo o Regional. A Dom Nelson, Dom Orani dirigiu um emocionado agradecimento:

"Agradeço-lhe toda dedicação a nossa Arquidiocese tanto como padre como ultimamente como bispo. Agradeço-lhe por compartilhar nossas dores e alegrias, esperanças e dificuldades na confiança e certeza de que a Providência Divina nos acompanha. Sempre dizendo “sim” aos trabalhos e missões e desempenhando-as com eficiência e generosidade será um exemplo que permanecerá conosco. A sua vida de busca de santidade na preocupação com a comunhão e unidade – no sentir com a Igreja – continuará a ressoar entre nós. Já sentimos saudade de nossos encontros e partilhas, mas tenho certeza de que o Senhor lhe reserva muitas alegrias e realizações, mesmo em meio às dificuldades inerentes à missão.

Creio que não é preciso dizer que aqui continua tendo sua casa e seus irmãos e amigos, e, gostaríamos de contar com sua presença muitas vezes entre nós. Os laços criados nestes anos não se desfazem, pelo contrário, aumentam. Estaremos rezando por sua missão e seu novo trabalho.

O povo desta Arquidiocese que você tanto ama o acompanhará com suas orações e unidade. Peço a Deus que o abençoe sempre e o conduza."

 Em mensagem ao Regional Leste 1 da CNBB, o cardeal eleito agradeceu a Dom Elias e pediu a oração dos fiéis ao bispo nomeado para Valença. 

"Agradeço a Dom Elias James Manning, OFMConv pela missão até hoje desempenhada. Seu trabalho dedicado ao seu povo ficará para sempre marcado no coração de seu povo. Que o Senhor lhe conceda longos anos para vivenciar com alegria este tempo de Bispo Emérito compartilhando com o povo e conosco suas experiências fecundas e importantes durante esses anos de missão e trabalho.

A presença constante em nossas reuniões e a amizade fraterna de Dom Elias permanecerá conosco e em nossas memórias. O seu regional da CNBB o abraça fraternalmente: povo, consagrados, autoridades, bispos e arcebispos. Deus o continue abençoando abundantemente", escreveu Dom Orani.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...