Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.

01 setembro 2014

Festa de Bom Jesus de Matosinhos 2014

Aconteceu neste final de semana entre os dias 29 e31 de Agosto de 2014 a tradicional Festa em Louvor ao Bom Jesus de Matosinhos. O Santuário Bom Jesus de Matosinhos esta localizado em Paraíba do Sul mais pertence a Paróquia de Santana da Diocese de Petrópolis. O Atual pároco do Santuário é o Pe. Márcio Damasceno que desde no dia 27 de Janeiro de 2002 esta a frente da paróquia de Paróquia Sant´Ana de Inconfidência.

Durante  a o Domingo, principal dia da Festa foram realizadas 8 Missas ao longo do dia: 
6hs, 7h30m, 9, 10hs30, 12hs,13hs30, 15hs e 17hs. As celebrações contaram com a presença de Padre Márcio Damasceno bem como de outros padres de outras paróquias da Diocese de Petrópolis como Pe. Jorge e Pe. Mário e com a ajuda de Pe. Waldir de Paula Felipe da paróquia de S. Antônio e Frei Ilson Fontenele pároco da Paróquia de S. Pedro e S. Paulo ambos de  nossa cidade de Paraíba do Sul diocese de Valença. 


Durante todo o ano milhares de pessoas visitam o Santuário que atrai pessoas de todas as partes do Brasil. Pessoas simples que vem agradecer e pedir bênçãos ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos. O Santuário foi construido pelo saudoso Padre Luiz Raimundo falecido em 1992.

A Festa em Louvor ao Bom Jesus de Matosinhos é apontada como a maior festa religiosa do Estado do Rio de Janeiro, milhares de pessoas acorrem ao Santuário no último final de semana de Agosto todos os anos. A sala dos milagres é o testemunho de tantas graças alcançadas neste local que é descrito por muitos como um local "diferente", onde a paz e a graça de Deus são sentidos de forma muito sensível a todos.

Durante a festa é muito comum ver pessoas passando para irem de pé ao santuário, esta prática  tende a crescer haja visto que o pároco Pe. Márcio planeja construir ao longo da estrada que leva ao Santuário as estações da Via Sacra, o que propiciará que os peregrinos durante o ano todo possam praticar esta caminhada religiosa em oração meditando nas passagens da paixão e morte de Jesus.

O Local embora seja afastado da cidade de Paraíba do Sul em uma zona rural cercado de fazendas, vem recebendo ao longo dos anos melhorias que colaboraram para que ali fosse durante o ano realizados retiros de jovens   e adultos. O Santuário abriga hoje uma estrutura contendo quartos e um amplo refeitório, onde neste salão podem ser feitas também palestras e almoços.

O clima de paz e o sossego do interior aliado a presença Divina elevam o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos a uma posição privilegiada e leva muitas pessoas a colocarem o  Santuário como um dos locais mais visitados de nossa cidade de Paraíba do Sul. Ponto turístico muito conhecido na região.

No Santuário de Bom Jesus de Matosinhos  acontece em todos os Domingos  Missas na parte da manhã 8h 30min e 11h.  Todos  os meses na última sexta feira às 19h 30min, a Celebração da Santa Missa de Cura e Libertação  quando várias pessoas de outras cidades chegam ao Santuário com suas caravanas.

Um pouco da história do Santuário extraído do site oficial: 

História
Em meados do século XVIII, camponeses portugueses oriundos da Vila de Matosinhos, ali se fixaram na vertente oriental da Serra do Sucupira, abrindo roças de subsistência com pequena plantação e gado. Devotos do Bom Jesus, por volta de 1773 ergueram no local uma pequena ermida de pau-a-pique, em louvor a Bom Jesus Crucificado. Com a frequência de fiéis, romarias e pagamentos de promessas, é elevada a Curato por volta de 1776. Com a ajuda de Pedro da Costa Lima, o antigo templo serviu ao povoado até 1862, quando foi demolido. No mesmo ano, por iniciativa do Sr. Martinho Álvares da Silva Campos, então proprietário da Fazenda do Matosinhos de Sardoal, foi construída uma capela de maior porte arquitetônico, que possuía altar-mor e dois altares laterais, com imagens belíssimas, especialmente a do Bom Jesus Crucificado. A atual igreja teve sua pedra fundamental lançada em 1953 e foi concluída em 1959, pelo pároco italiano Luiz Raymondo. A grande romaria acontece, anualmente, no último domingo de agosto, onde os fiéis dão graças e pagam promessas pelos milagres alcançados. No local existe uma "sala dos ex-votos" com testemunhos  milagroso, desde o século XVIII, numa demostração de devoção ao santo milagroso.

Quem desejar conhecer mais sobre o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos entre no site oficial do Santuário: http://santuariomatosinhos.org.br/

Confira as fotos desta grande festa:










 















































































































































































0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...