Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.

11 fevereiro 2014

A Missa Dominical 09 de Fevereiro 2014 19h30

Gostaria de partilhar com todos os internautas frequentadores de nosso blog  sobre a Santa Missa.

Como é bom ao final de um dia de Domingo ir a celebração da Santa Missa e poder voltar para casa alimentado pela Eucaristia.

Ouvi um padre dizer certa vez: "Domingo sem Missa, semana sem graça"; concordo com ele. A Santa Missa nos da forças para a caminhada. Renova nossas energias.

Um outro ponto que devo destacar  é a Missa Dominical,  e quero enfatizar isso pois, o Domingo é o dia do Senhor. Já pensou: no dia do Senhor , você faz tudo, menos ia a casa do Senhor para adorá-lo e bendize-lo, seria no mínimo uma grande incoerência.

Domingo é o dia do Senhor , é dia de alegria. Não posso concordar em um cristão ir a Missa  somente por obrigação, quem assim o faz, não sai satisfeito da Missa, tudo o (a) incomoda. Já ouvi pessoas dizerem assim: "Vou a Missa cedo, pois ai eu fico livre" . Livre .... estava preso?

Claro que a pessoa quer se referir a ir a Celebração mais cedo para fazer outras coisas durante o dia.
Não tenha pressa,  calma, paciência. Participe com  atenção pois é o dia do Senhor.
Você juntamente esta de folga do trabalho para ter tempo para o Senhor; devo aqui admitir uma grave realidade de nosso tempo; no Domingo é o dia em que algumas pessoas mais trabalham, e algumas delas nem tem tempo para ir a Missa. Os afazeres de casa, colocar as coisas em ordem que ficaram deixadas de lado durante a semana, dar atenção a família, tudo muito importante realmente, mas devemos incluir nas nossas preocupações e prioridades de Domingo a Missa.

Amigos do Blog, meu intuito nesta postagem não é criticar , mais sim alertar, para que possamos participar da celebração da Santa Missa de uma forma plena e cheia de unção. Nunca como uma tarefa difícil de se cumpri, quem participa só por obrigação acaba saindo da Celebração criticando quem fez uma leitura, o padre e tudo. Mais quem foi por amor a Cristo consegue prestar atenção  nas leituras, ouvir a homilia e sair saciado (a) da Eucaristia.

Quando leio os Atos dos Apóstolos e vejo a passagem:


"Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, 
na fração do pão e nas orações." (Atos 2,42)

Eles os primeiros Cristãos perseveravam na na fração do pão, ou seja na Eucaristia; aqui fração do pão designa Eucaristia. Como é bom saber que o que nós hoje fazemos na Celebração da Santa Missa os primeiros cristãos já o faziam.

O Próprio Jesus nos ensinou:

"17. Pegando o cálice, deu graças e disse: Tomai este cálice e distribuí-o entre vós.
18. Pois vos digo: já não tornarei a beber do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus.
19. Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
20. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós..." ( Lucas 22,17-20


 E em outra passagem também nos diz:


"26. Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo.
27. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos,
28. porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, 
derramado por muitos homens em remissão dos pecados."  (Mateus 26,26-28)



A santa Missa que celebramos é fundamentada nas escrituras e o que fazemos hoje é realizarmos o pedido de Jesus em Lucas 22,19: "fazei isto em memória de mim."

Vale lembrar aqui que mesmo quem vai a Missa durante a semana deve priorizar a Missa Dominical,
pois o Domingo é o dia do Senhor. Na Igreja Matriz de S. Pedro e S. Paulo temos 4 horários de missa aos Domingos:na manhã às 07h e 09h e a noite 18h e19h30m.
A Missa de Sábado 9h vale para o Domingo pois  já celebramos a liturgia de Domingo. 

Partilho com vocês um pouco da celebração da santa Missa deste domingo dia 09 de fevereiro de 2014 , Missa das 19h30:
















0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...