Amigos quero publicar agora um resumo do que esta acontecendo no ENF 2013 em Aparecida/SP; estes são os workshops de Ministérios. Nosso grupo de Oração esta sendo representado por Marlene e Regina neste encontro. Colocamos em oração nossas irmãs que nos representam neste encontro.
A tarde dessa sexta-feira (25) foi marcada pelos workshops de Ministérios. Confira!
“Um anúncio querigmático seguido de direcionamentos para o Ministério”, foi como o coordenador nacional do Ministério Universidades Renovadas, Lucas Torres de Jesus, definiu os trabalhos do workshop desse Ministério. Cerca de noventa universitários e profissionais participaram da tarde de trabalhos que instigou-os a olhar para a Cruz e refletiram sobre como viver a moção do ano para a RCC do Brasil.
As famílias carismáticas reuniram-se num momento de celebração do novo. O casal coordenador nacional do Ministério para as Famílias, Carlos e Cleusa Bombonati, apresentou-se, testemunhando sobre sua vida e caminhada junto a RCC. Depois passaram a falar sobre as diretrizes do Movimento.
O Ministério Cristo Sacerdote contou com a presença de 22 presbíteros e 3 diáconos permanentes. O coordenador nacional do Ministério, padre Geovani Silva, compartilhou a vontade de visitar todos os 27 estados do país para ter, no mínimo, um sacerdote responsável pelo Ministério em cada um deles. “Quero fazer visitas para confraternizar, conviver fraternalmente, conhecê-los e compartilharmos nossas angustias, nossos anseios”, disse ele para os companheiros de missão.
Treze seminaristas, de diversos estados se reuniram na tarde de hoje para partilharem suas vocações e conhecerem mais sobre a estrutura e o funcionamento do Ministério. O seminarista e coordenador nacional, Willian Silva, falou sobre a importância da convivência fraterna e também do Renasem o Retiro Nacional dos Seminaristas. “O Renasem é coisa de Deus, vejo que esse retiro é o próprio Senhor cuidando das nossas vocações”.
Irmã Samara, do Maranhão, Irmã Rejane, de Minas Gerais, Irmã Maria Pia, do Rio de Janeiro e a coordenadora do Ministério, Irmã Viviane, estiveram reunidas na tarde de hoje para momentos de partilha e oração. Além de conversarem sobre a organização do próximo retiro nacional do Ministério, elas também buscaram escutar a Deus para saber como podem se colocar cada vez mais a serviço da Igreja com suas vocações.
Cerca de 50 pessoas lotaram a sala que acolhia o workshop do Ministério de Fé e Política refletiram sobre o objetivo desse serviço e também avaliaram os trabalhos realizados durante os últimos anos, principalmente, encontros nacionais e regionais direcionados aos magistrados.
O coordenador nacional do Ministério, Sérgio Zavaris, buscou esclarecer e motivar os presentes : “O Ministério de Fé e Política não é só eleição. Se queremos evangelizar os meios públicos precisamos nos comprometer e sermos ousados. O objetivo do nosso Ministério é a política e não o político. E falar em política envolve as políticas públicas, os servidores, as instituições ”. Além disso, Sérgio também incentivou a realização de iniciativas de evangelização dos servidores públicos: “Em nosso país, o resgate do serviço público e de suas instituições é urgente. Um servidor público convertido fará em favor do bem comum, do bem da nação”, concluiu.
Os participantes do Ministério de Promoção Humana fizeram uma grande troca de experiências sobre as diversas realidades, sempre enfatizando o objetivo de promover a dignidade e cuidar uns dos outros.
Entre os temas abordados pela coordenadora nacional, Loiva Menezes, estava o papel do ministério no Grupo de Oração, no acolhimento, lembrança de aniversários de servos e participantes e também outras atividades pertinentes que acontecem fora dos grupos. Loiva adiantou que para o mês de agosto está previsto o lançamento de uma cartilha de formação com os módulos 1 e 2 reeditados.
Uma das participantes do workshop, Eliane Borges, de Duque de Caxias/RJ, disse que o que mais gosta é a oportunidade de conhecer outras realidades. “Aqui vemos o que estão fazendo em outros lugares e depois aplicamos nas nossas dioceses”, completa.
O workshop do Ministério de Formação foi uma grande exortação sobre a importância de conhecer os conteúdos da fé e do Movimento que só podem ser adquiridos através da formação.
O coordenador nacional Vinícius Simões ressaltou que durante o módulo básico da formação é o momento ideal para descobrir a vocação dos servos. “Cabe a nós ajudar cada um deles nesse processo dentro da RCC. Vamos tomar posse desse ministério com responsabilidade e comunhão”, convocou.
Os participantes tiveram ainda oportunidade de comentar e relatar suas experiências nos estados e dioceses.
O workshop do Ministério de Oração por Cura e Libertação teve início com a transição da coordenação de Onazir Conceição para Marcelo Maragon. O novo coordenador nacional deixou claro que o projeto que já vinha sendo realizado será mantido, porém algumas alterações serão feitas no sentido de ampliação do material.
“A partir desse workshop de hoje mais ninguém poderá dizer que tem formação completa nesse ministério. Lançamos um livro que contem 19 tópicos, mas isso será aumentado para mais de 30 temas de estudo”, adiantou. Marcelo disse ainda que os ministros de cura precisam ter vida de oração e buscar constantemente a santidade. “Queremos servos que tranquem a porta do quarto para rezar, que tenham terços desgastados de tanto usar e que dobrem os joelhos”, exortou.
O workshop do Ministério Jovem começou com oração e clamor pelo ministério nas regiões. Na sequência, o coordenador nacional Fernando Gomes exortou os jovens sobre esse tempo tão importante, no qual a Igreja no Brasil tem dado grande abertura para as expressões jovens, principalmente devido à Jornada Mundial da Juventude.
Fernando citou a Campanha da Fraternidade e disse que os jovens não costumam ter muita familiaridade com esse projeto, mas que não há como negar o alcance dessa atividade da Igreja. “Se tem uma coisa que chega desde as grandes catedrais até a menor capela se chama Campanha da Fraternidade. E esse ano se falará em evangelização da juventude em todos os lugares. Não podemos perder isso e deixar a graça de Deus passar em vão. Voltem para suas realidades e tomem posse do lugar que é de vocês na Igreja”, convocou.
Foi feito ainda um intenso momento de oração consagrando o Ministério Jovem a Nossa Senhora Aparecida.
Katia Roldi Zavaris iniciou o workshop dizendo a todos os coordenadores sobre a importância da presença deles no ENF. Reinaldo Beserra dos Reis e Pe.Nilson direcionaram o momento de cantos e oração. "A outros Deus deu outras prerrogativas, a você Deus deu esse privilégio de ser coordenador de Grupo de Oração ou Diocesano", enfatizou Reinaldo. Também foi ressaltada a importância do louvor, pois quando louvamos no sofrimento, o Senhor ouve e o inimigo se afasta. Foi realizado um momento de cura interior ministrado pelo coordenador estadual de Tocantins, Pedro Rodrigues, e pelo coordenador estadual e Minas Gerais, Cristiano Coelho. Posteriormente um momento de oração dois a dois.
Katia partilhou a palavra de Isaías 58, 9-14, e disse que é mais que uma Palavra, mas uma profecia de Deus para o coordenador de Grupo de Oração e Diocesano. Ela destacou as seguintes palavras: Renovará, Reerguerás, Reedificarás, Reparador e Restaurador. Precisamos começar a viver o nosso chamado como se fosse único. Permanecemos em tempo de reconstrução, temos que orar muito.
Taciano Ferreira Barbosa, coordenador estadual de Goiás, explicou um método de oração pessoal para não perder a paz. Ele falou da necessidade de estarmos equilibrados e de aprender a vigiar e a orar. Segundo ele, temos que aprender a enfrentar o mau raciocínio e o orgulho e submetê-los ao Senhorio de Jesus.
“Fundamentada em II Coríntios 10, 3-5 a coordenadora nacional do Ministério de Pregação, Maria Beatriz Spier, convidou os participantes a entrarem em um estado de conversão mais profundo e a desenvolver a oração pessoal, para se despojarem diante de Deus. Diante dessa necessidade, ela cita a oração em línguas como forma de edificação pessoal e explica que o dom deve ser praticado por todos, porém, ao conduzi-la, deve-se levar as pessoas a louvar com o entendimento, ou seja, não se começa um louvor em línguas sem antes fazer uma oração que todos compreendam. E ainda completa: “Se queremos a bênção de Deus derramada sobre nosso ministério, temos que ter essa graça saindo dos nossos lábios”. Este é um dos cuidados que o pregador deve ter, dentre outros que ela menciona: “Tenhamos um olhar especial sobre nossos Grupos de Oração para que as pessoas que pregam sejam formadas”, ressalta Beatriz.
Outro ponto importante apresentado para os servos do ministério de Pregação é a fundamentação na Palavra de Deus. O tema foi ministrado pelo ex-coordenador nacional do Ministério, Lázaro Praxedes. Ele explicou que a Palavra de Deus é o que dá autoridade ao pregador, pois com ela o servo não fala somente com a língua, mas com o Espírito Santo. Ao ler o livro de Atos dos Apóstolos, 10, 1 ele convida os participantes a refletirem sobre a missão do pregador de anunciar a Palavra como o agente transformador: “Somos apenas seguidores da palavra de Deus, aquela que transforma e purifica, por isso ela deve ser vivida, rezada e proclamada”, explica.
As práticas espirituais são elementos essenciais da espiritualidade do intercessor, diante das tentações do inimigo. Foi pautado nessa afirmação que o coordenador nacional do Ministério de Intercessão Luiz César Martins conduziu o workshop para os intercessores. Ele sugeriu uma frequência para cada prática espiritual que o intercessor deve seguir: Oração Pessoal diária, Jejum Semanal, Sacramentos freqüente, Adoração Semanal ou sempre que possível , Lectio divina diária, Rosário diário. A vivência dessas práticas são dentre várias outras, características essenciais do intercessor. Luiz César lembra também que os intercessores vivem para interceder, que a intercessão não é só por um instante, e lembra que, às vezes, o Espírito pode acordar o intercessor para interceder e ficar por longos períodos em intercessão.
Em outras palavras, ele apresenta o ministério de Intercessão como fundamental para a RCC: “ Não pode haver pregação e música sem intercessão. Grupo de Oração é construído em cima de muita intercessão”, afirma Luiz.
Para aqueles que conhecem o potencial das cores de se comunicarem, o ministério para crianças mostra que além da comunicação, elas também podem evangelizar. É assim que o Amor de Deus é levado às crianças que recebem os ensinamentos do Querigma com cores. Dessa maneira a coordenadora nacional do Ministério para Crianças Hyde Flávia Monteiro fala como se deve trabalhar com crianças: “É brincando que se evangeliza, mas criança não é brincadeira, é coisa séria”, pontua.
Quando ela se refere a coisas sérias, são apresentados os desafios que o Ministério vem enfrentando. Esta realidade foi confirmada por alguns coordenadores estaduais que foram convidados para falarem sobre suas atividades dentro do ministério.
O workshop também foi lugar de divulgação do projeto Menino Jesus no Litoral. A atividade de anunciar o Querigma com cores nas ruas e praias se realizará paralelamente ao projeto Jesus no litoral, na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. O projeto existe há seis anos no estado do Paraná e há cinco no Rio Grande do Sul. Outra sugestão é o carnaval para Crianças, que já acontece em Minas Gerais durante os quatro dias nos eventos de carnaval.
O workshop do Ministério da Comunicação Social (MCS) marcou a sexta-feira, 25, do Encontro Nacional de Formação (ENF) da Renovação Carismática Católica, com a proposta de um tempo novo para a RCCBRASIL. Na ocasião, Lúcia Volcan Zolin, coordenadora da Comissão de Comunicação da RCC, apresentou o novo coordenador do MCS, Airton Rocha e aproveitou para explicar aos novatos as diferenças de atuação entre: Ministério de Comunicação Social, Comissão de Comunicação Social da RCC e o departamento de Comunicação da RCC no Escritório Nacional.
Nesse ano, aproximadamente duzentos participantes estiveram no workshop. Conduzido por Simone Guedes, coordenadora do Ministério da Comunicação Social do Mato Grosso (MT), o momento contou com formações sobre “Produção de notícias nos Grupos de Oração”, ministrada por Virgínia Diniz, radialista e assessora de imprensa, coordenadora do MCS da RCC Maranhão; Ética na internet”, com Fabíola Goulart, jornalista, coordenadora do MCS da RCC de Santa Catarina e sobre “Criação”, ministrada pelo design gráfico Gustavo Huguenin, membro do Ministério da Comunicação Social e do Comitê Organizador Local (Col) da Jornada Mundial da Juventude. Gustavo foi o criador do logo da JMJ Rio2013.
Identificar o que é notícia na RCC em suas várias instâncias, sejam Grupos de Oração, ministérios e promover a publicação dessas notícias, são ações desenvolvidas pelo MCS. “Nossos Grupos de Oração são excelentes fontes de pautas e notícias, precisamos tornar públicas essas historias para edificar a fé dos que lêem”, concluiu Virgínia Diniz.
Já Gustavo Hugenin falou durante o workshop sobre o processo de criação de um layout e contou como funcionou esse processo quando ele criou o logotipo da JMJ no Rio. “É preciso saber unir técnica, experiência e unção para se realizar um bom trabalho”, explicou Gustavo durante a formação.
Em um momento de oração e escuta profética, os comunicadores do Brasil finalizaram o workshop com a palavra proclamada por Fabiano Idem, coordenador estadual do MCS São Paulo. “Deus estabelece, nesse novo tempo, uma comunicação interminável do Espírito Santo aos nossos corações, e de nossos corações, pelo Espírito Santo, aos demais irmãos. Os nossos planos diocesanos e estaduais foram resgatados pelo Sangue do Cordeiro, para serem comunicados pelo Espírito Santo”. A Palavra veio com uma visualização, de comunicadores, tomando a nação.
FONTE:
http://www.rccbrasil.org.br/eventos/index.php/artigos/294-formacao-e-avivamento-nos-workshops-de-ministerios
0 comentários:
Postar um comentário