Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.

30 dezembro 2015

Matriz de S. Pedro e S. Paulo adquire 4 novos confessionários

No dia 17 de Dezembro 1° dia do tríduo  em preparação para a abertura do Ano da Misericórdia em nossa paróquia, Frei Ilson Fontenele Junior   adquiriu para a Igreja Matriz 4 confessionários. 

No Ano Santo os fiéis deverão buscar com frequência o Sacramento da Confissão. A Igreja Matriz de S. Pedro e S. Paulo não dispunha de confessionários para o atendimento dos fiéis, este atendimento acontece na secretaria da Igreja. 

Agora foram instalados 4 Confessionários: Dois dentro da Igreja Matriz próximo a porta de entrada da Capela do Santíssimo Sacramento e da sacristia respectivamente e mais  dois dentro do salão João Paulo II. 

A Importância do confessionário representa a forma mais correta de se receber o sacramento da Penitência, assim se expressa o Código de direito Canônico:

Canon 964 § 1. O lugar próprio para ouvir confissões é a igreja ou oratório.
§ 2. Quanto ao confessionário, estabeleçam-se normas pela Conferência dos Bispos, cuidando-se porém que haja sempre em lugar visível confessionários com grades fixas entre o penitente e o confessor, dos quais possam usar livremente os fiéis que o desejarem.
* Texto da Legislação Complementar ao Código de Direito Canônico emanada pela CNBB-   Quanto ao cân. 964 § 2:
1. O local apropriado para ouvir confissões seja normalmente o confessionário tradicional, ou outro recinto conveniente expressamente preparado para essa finalidade.
2. Haja também local apropriado, discreto, claramente indicado e de fácil acesso, de modo que os fiéis se sintam convidados à prática do sacramento da penitência.

3. Não se ouçam confissões fora do confessionário, a não ser por justa causa.
Os confessionários serão de grande  importância para momentos de confissões na semana Santa onde o número de penitentes aumenta consideravelmente, proporcionando um local mas digno para o sacramento. 
Confessionário  nos faz refletir sobre o caráter velado  do sacramento, quando o penitente se ajoelha no confessionário só ele, o Sacerdote e Deus sabem de sua intimidade; as grades que separam o penitente do confessor mostra que existe um respeito, algo a ser velado, algo que não será revelado a ninguém, só a Deus. 
Com isso nossa paróquia se prepara para o Ano Santo da Misericórdia, que cada fiel possa buscar com mais frequência este sacramento de cura para sua maior intimidade com o Senhor e receber as graças da Indulgencia concedida neste tempo de Jubileu. 
Confira as fotos da Bênção dos confessionários feita por Frei José Cardoso: 





















0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...