Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.

12 janeiro 2014

Salmo 30 (31) – Súplica confiante do aflito



Salmo 30 (31) – Súplica confiante do aflito

Clamando com voz alta, Jesus disse:  Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito  (Lc 23,46)

R. Senhor, libertai-me das mãos do inimigo.

- Senhor, eu ponho em vós  minha esperança;
Que eu não fique envergonhado eternamente!
= Porque sois justo, defendei-me e libertai-me,
Inclinai o vosso ouvido para mim;
Apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!

R. Senhor, libertai-me das mãos do inimigo.

- Sede uma rocha protetora para mim,
Um abrigo bem seguro que me salve!
- Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza;
Por vossa honra orientai-me e conduzi-me!
- Retirai-me desta rede traiçoeira,
Porque sois o meu refúgio protetor!

R. Senhor, libertai-me das mãos do inimigo.

- Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito,
Porque vós me salvareis, ó Deus fiel!
- Detestais os que adoram deuses falsos;
Quanto a mim, é ao Senhor que me confio.

R. Senhor, libertai-me das mãos do inimigo.

= Vosso amor me faz saltar de alegria,
Pois olhastes para as minhas aflições
E conhecestes as angústias de minh’alma.
- Não me entregastes entre as mãos o inimigo,
mas colocastes os meus pés em lugar amplo!

R. Senhor, libertai-me das mãos do inimigo.

= Tende piedade, ó Senhor, estou sofrendo:
Os meus olhos se turvaram de tristeza,
O meu corpo e a minh’alma definharam!
- Minha vida se consome em amargura,
E se escoam os meus anos em gemidos!

R. Senhor, libertai-me das mãos do inimigo.

- Minhas forças se esgotam na aflição,
E até meus ossos, pouco a pouco, se desfazem!
- Tornei-me o opróbrio do inimigo,
O desprezo e zombaria dos vizinhos,
- e objeto de pavor para os amigos;
Fogem de mim os que me vêem pela rua.

R. Senhor, libertai-me das mãos do inimigo.

- Os corações me esqueceram como um morto,
E tornei-me como um vaso despedaçado.
- Ao redor, todas as coisas me apavoram;
Ouço muitos cochichando contra mim;
- todos juntos se reúnem, conspirando
E pensando como vão tirar-me a vida.

R. Senhor, libertai-me das mãos do inimigo.

- A vós, porém, ó meu senhor, eu me confio,
E afirmo que só vós sois o meu Deus!
- Eu entrego em vossas mãos o meu destino;
Libertai-me do inimigo e do opressor!
- Mostrai serena a vossa face ao vosso servo,
E salvai-me pela vossa compaixão.

R. Senhor, libertai-me das mãos do inimigo.

- Ó Senhor, não confundais quem vos invoca!
Decepcionem-se os ímpios e se calem.
= Emudeçam esses lábios mentirosos
Que proferem insolências contra o justo
Com soberba e desprezo muito grande.

R. Senhor, libertai-me das mãos do inimigo.

- Como é grande, ó Senhor, vossa bondade,
Que reservastes para aqueles que vos temem!
- Para aqueles que em vós se refugiam,
Mostrando, assim, o vosso amor perante os homens.

R. Senhor, libertai-me das mãos do inimigo.

- Na proteção de vossa face os defendeis
Bem longe das intrigas dos mortais.
- No interior de vossa tenda os escondeis,
Protegendo-os contra as línguas maldizentes.

R. Senhor, libertai-me das mãos do inimigo.

- Seja bendito o Senhor Deus, que me mostrou
Seu grande amor numa cidade protegida!
- Eu que dizia quando estava perturbado:
“Fui expulso da presença do Senhor!”
- Vejo agora que ouvistes minha súplica,
Quando a vós eu elevei o meu clamor.

R. Senhor, libertai-me das mãos do inimigo.

= Amai o Senhor Deus, seus santos todos,
Ele guarda com carinho os seus fiéis,
Mas punirá os orgulhosos com rigor.
- Fortalecei os corações, tende coragem,
Todos vós que ao Senhor vos confiais!

R. Senhor, libertai-me das mãos do inimigo.

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

R. Senhor, libertai-me das mãos do inimigo.

Oração: Ó Senhor, sede uma rocha protetora para o vosso servo (a vossa serva) N...., e libertai-o (a) do laço do inimigo que o (a) persegue, pois o (a) remistes com o sangue precioso do vosso Filho. Fazei brilhar sobre ele (ela) a vossa face e conhecendo as angústias de sua alma, salvai-o (a) por vossa misericórdia. Por Cristo, nosso senhor. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...