Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.

01 fevereiro 2014

Definição de Ministérios


Ministérios  na Renovação Carismática Católica
Grupo de Oração Divina Providência
Igreja Matriz de S. Pedro e S. Paulo
Reuniões as Terças feiras começando com a celebração da Santa Missa às 19h.
_____________________________________________

O Documento 62 da CNBB nos diz:
CARISMAS, SERVIÇOS E MINISTÉRIOS VÁRIOS

79.    Convém, na verdade, ressaltar que, de uma maneira muito apropriada, a expressão Povo de Deus evoca a variedade de carismas, serviços e ministérios que o Senhor reparte entre os fiéis em vista da vida e da missão da Igreja. Com efeito, a comum incorporação a Cristo e à Igreja — realizada pelos sacramentos de iniciação — é constantemente enriquecida por inesgotável pluralidade de carismas, serviços e ministérios. Esta é a perspectiva do Vaticano II, quando ensina: "Não é apenas através dos sacramentos e dos ministérios que o Espírito Santo santifica e conduz o Povo de Deus e o orna de virtudes, mas, repartindo seus dons "a cada um como lhe apraz"132, distribui entre os fiéis de qualquer classe mesmo graças especiais. Por elas os torna aptos e prontos a tomarem sobre si os vários trabalhos e ofícios, que contribuem para a renovação e maior incremento da Igreja, segundo estas palavras: "A cada um é dada a manifestação do Espírito para utilidade comum"133. Estes carismas, quer eminentes, quer mais simples e mais amplamente difundidos, devem ser recebidos com gratidão e consolação, pois são perfeitamente adequados e úteis às necessidades da Igreja. Os dons extraordinários, todavia, não devem ser temerariamente pedidos nem deles devem presunçosamente ser esperados frutos de obras apostólicas. O juízo sobre sua autenticidade e seu ordenado exercício compete aos que governam a Igreja. A eles, em especial, cabe não extinguir o Espírito, mas provar as coisas e ficar com o que é bom"134.( Doc 62 n° 79)
 _____________________________________________________________


 O Espírito Santo santifica seu povo  e distribui seus dons "a cada um como lhe apraz"; neste distribuir de dons do Espírito santo,  surgiu a necessidade na RCC de organizar e formar servos e servas que foram chamados por Deus a atuarem nos diversos Ministérios que foram surgindo conforme a necessidade dos grupos e de nosso tempo. 

 Assim com o passar dos tempos até hoje temos dentro do Movimento da Renovação Carismática Católica os seguintes Ministérios: 
Quando recebemos o Batismo no Espírito Santo somos impelidos pelo Espírito a irmos além; nasce em nós um desejo de  mergulhar naquele chamado que estamos recebendo.

O coração vai se abrindo e passamos a buscar algo novo para nossa vida. Os hábitos mudam o direcionamento da vida muda e buscamos mais intensamente ao Espírito Santo.

Impossível receber o Batismo no Espírito Santo e ficar parado, pois o Espírito Santo nos chama a anunciarmos aquilo que experimentamos. Não podemos guardar os talentos recebidos.


Assim os ministérios existem para ajudar os participantes do grupo de Oração em situações específicas de suas vidas. Portanto é uma oportunidade de discernimento para todos os que estão sentindo o chamado a servir dentro da RCC.

Qual é o Ministério que você esta se sentindo chamado (a)?

Cada pessoa  que frequenta o grupo é assistido por um ministério específico; quem precisa de oração é socorrido pela orações do Ministério de Intercessão, quem chega ao grupo pode ser acolhido pelo Ministério de Promoção Humana, as crianças que chegam no grupo não precisam ficar correndo sem rumo na Igreja, elas são assistidas pelo Ministério para as Crianças num ambiente próprio delas.

Contudo não é só assistir, os Ministérios também são um chamado a cada participante do grupo de Oração.

Qual é o Ministério que você esta se sentindo chamado (a)?

É preciso descobrir o caminho que o Senhor esta nos chamando a servir, onde e como.

Não se pode pensar em passar a vida toda sentados nos bancos do grupo de oração é preciso se levantar e ir se encontrar com o chamado de Jesus: "Vem e segue-me".

Assim fica a pergunta para você:

Qual é o Ministério que você esta se sentindo chamado (a)?















0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...