Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.

12 fevereiro 2014

Carta de Dom Nelson Francelino Ferreira à Diocese de Valença




CARTA À DIOCESE DE VALENÇA:
A DOM ELIAS,
AOS PRESBÍTEROS,
AOS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS,
A TODOS OS FIÉIS,
ÀS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS DOS

9 MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM A DIOCESE,

Paz e bênçãos no Senhor!

Foi com alegria e temor que recebi através de S. Exª Revª Dom Giovanni d’Aniello, Núncio Apostólico, a nomeação de Bispo da Diocese de Valença, no Estado do Rio de Janeiro. Alegria - porque é uma missão confiada por Deus, através de Sua Santidade, o Papa Francisco e, portanto, um pedido da Santa Mãe Igreja. O temor - esse se justifica, porque essa função ultrapassa todos os limites do meu ser, pequeno e frágil, e os desafios da Messe do Senhor são sempre muito grandes. Ser Bispo não é uma honra, mas um serviço e, por isso, respondi SIM ao chamado para assumir o pastoreio dessa Diocese, que mesmo sem conhecê-la em profundidade, já posso dizer que a amo intensamente. Aqui no Rio, Muitos amigos que conhecem a Diocese de Valença e vivem nessa região, falam coisas muito bonitas, o que aumenta ainda mais as minhas expectativas.

Desejo caminhar junto com todos os que aí já trabalham;  e sempre em comunhão com a Igreja, com o Santo Padre, o Papa Francisco, com os Bispos do Leste I, com o Clero, com os agentes de pastoral e movimentos, com as equipes de trabalho, ministérios, associações religiosas, com todo o povo e autoridades desses 09 municípios que compõem essa Diocese. Quero, com paciência e caridade, conhecer, ouvir, refletir, esperar e acolher sempre. Que o Bom Deus nos ajude e nos oriente.

Com reverência, desejo saudar o Excelentíssimo Senhor Bispo, agora emérito, Dom Elias James Manning, por quem sempre nutri um apreço todo especial pela sua seriedade e profundidade Pastoral. Substituí-lo será um grande desafio que o farei, contando com a sua oração, apoio e amizade. Reitero a disposição de caminhar com essa igreja, assumindo sua história e seu caminhar quase secular.

Quero, com muito carinho e respeito, saudar paternalmente os Sacerdotes, os Diáconos, os Seminaristas, os Religiosos, as Religiosas e todos os Consagrados presentes na Diocese. Conto com a motivação de todos para que a nossa ação seja impregnada do Espírito de Cristo e atinja mais eficazmente o seu fim, na caridade e na paz.

Quero saudar os cristãos leigos e leigas, que na diversidade de dons desempenham o seu trabalho no amor a Deus e à Igreja; os irmãos e irmãs de outras Igrejas Cristãs e confissões religiosas, as autoridades constituídas e todos os que nessa Diocese desempenham ações e assumem encargos e serviços em prol da população. Que possamos juntos e na mesma convicção trabalhar para que a vida humana seja cada vez mais respeitada e promovida.

Que todos juntos, alimentando-nos da Palavra e da Eucaristia, consigamos realizar aquilo que o Espírito Santo nos inspirar e fazermos sempre a vontade do Pai. A messe é grande. Os desafios são muitos, tais: A família, a juventude, os pobres e marginalizados, os que sofrem preconceitos e discriminação, os enfermos, os idosos, os que sofrem na solidão, os pequeninos que o Pai tanto ama, esperam de nós, particularmente do Bispo, uma palavra de fé e de esperança para que possam vislumbrar uma saída e encontrar caminhos novos. Diante desses desafios tenho consciência de que, sem comunhão e diálogo com os vários organismos diocesanos e culturais pouco se poderá fazer. 

Quero também que o meu ministério nessa nova Diocese seja um “serviço à Esperança” neste mundo de tantos desencantos, onde a utopia perdeu a sua força inspiradora.

A esperança é para a alma o mesmo que a chuva é para a terra. Sem esperança nos tornamos criaturas tristes, de alma ressequida. Sei que os desafios serão muitos. Mas aprendi com minha mãe, uma imigrante nordestina que veio para o Rio de Janeiro em busca de nova terra, a não temer desafios, pelo contrário, aprendi a ver neles oportunidades, um estímulo para a caminhada, uma força onde se tempera o espírito e o caráter. Por isso, conto com o trabalho de cada pastoral, movimento, irmandade e ministérios diversos e, sobretudo, com a força dos jovens nesses tempos de pós JMJ. Como Igreja missionária precisamos sempre avançar para as águas mais profundas – sem medos – em busca de tantos destinatários do Evangelho.

Pretendo dar uma especial atenção à Pastoral Vocacional. Espero que com a colaboração dos padres seja possível fazer crescer as vocações ao sacerdócio e à vida religiosa nos próximos anos, pedindo a Deus que mande bons operários para a sua messe. Não restringindo a pastoral vocacional apenas padres e freiras, mas atenta a todas as necessidades da Igreja, portanto, promovendo uma Pastoral Vocacional aberta a todas as Inspirações de Deus, que reconheça carismas e incentive as pessoas nos diversos serviços, para a construção de uma Igreja toda ministerial.

Uma nova experiência sempre gera ansiedades. “Mas o Senhor disse-me: Basta a minha graça” (2 Cor 12,9). Confesso-me a todos que sou frágil, por isso busco forças Naquele que me chamou. A oração é o meu alimento, onde ofereço com confiança o meu serviço, pois quero ser “servo pela caridade” (Gl 5,13). Peço a oração de todos para que, através de mim e através de todos os meus colaboradores diretos, seja feita a Vontade de Deus nessa Diocese.

Que São Sebastião interceda pelo nosso ministério. Confio-me inteiramente a mim e a toda Diocese a nossa Senhora, Mãe e Modelo da Igreja, para que consigamos corresponder às expectativas e sempre exercer o Ministério Episcopal com alegria e solicitude, em conformidade com tudo aquilo que fora semeado pelos meus ilustríssimos antecessores que marcaram com êxitos a história desta quase centenária Diocese.

Abençoando a todos,

+ Nelson Francelino Ferreira.
Bispo Nomeado para a Diocese de Valença/RJ


Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/1677/carta-de-dom-nelson-francelino-ferreira-a-diocese-de-valenca

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...