Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.

12 fevereiro 2014

Mensagem de Dom Orani ao Regional Leste 1 por ocasião da nomeação de Dom Nelson para a Diocese de Valença




D. Nelson, Bispo nomeado de Valença!

 É com alegria que, em nome dos Bispos do Regional Leste 1 da CNBB e de nossa Província Eclesiástica de São Sebastião do Rio de Janeiro, anuncio a nomeação feita neste dia pelo Papa Francisco de nosso irmão, D. Nelson Francelino Ferreira, até hoje Bispo Auxiliar de nossa Arquidiocese, como o novo Bispo Diocesano da Diocese de Valença.

 Agradeço a D. Elias James Manning, OFMConv pela missão até hoje desempenhada. Seu trabalho dedicado ao seu povo ficará para sempre marcado no coração de todos. Que o Senhor lhe conceda longos anos para vivenciar com alegria este tempo de Bispo Emérito, compartilhando com o povo e conosco suas experiências fecundas e importantes durante esses anos de missão e trabalho.

A presença constante em nossas reuniões e a amizade fraterna de D. Elias permanecerão conosco e em nossas memórias. O seu regional da CNBB o abraça fraternalmente: povo, consagrados, autoridades, bispos e arcebispos. Deus continue abençoando-o abundantemente.

Peço que, neste novo tempo que agora viverá, reze por nós e pelas intenções de cada um de nós neste trabalho de pastoreio que o senhor tão bem conhece. Nós rezaremos também pelo caro irmão.

A D. Nelson, nosso irmão e tanto conhecido, cumprimentamos e pedimos todas as bênçãos do Senhor para desempenhar, com sua costumeira generosidade e proximidade, a sua nova missão. Durante todos estes anos militou nestas fileiras cariocas de nossa Arquidiocese e aqui tem milhares de amigos. Muito agradecido pela missão na Cúria Metropolitana, no Vicariato Oeste e ultimamente em Copacabana. As suas preocupações com o clero e com as demais pastorais e irmandades e movimentos nos levam a agradecer a Deus pela sua disponibilidade. Conte conosco em nossas orações. Estaremos unidos na vida e na oração, ainda mais com a proximidade de sua missão dada pelo Papa Francisco. E inspirados na fala do Santo Padre, que você esteja à frente do seu povo para conduzir, no seu meio para participar das alegrias e esperanças, e atrás para não dispersar nenhuma ovelha. Sei que será um bispo com “cheiro das ovelhas”.

Sei que aquele que parte leva uma parte nossa consigo, mas sei também que deixa uma grande parte de onde parte. De certa forma, contaremos com sua presença e estaremos juntos com você. Porém, sem dúvida, a missão é nova!

Ao povo de Deus deste Regional peço as orações pela sucessão ora anunciada. O nosso regional, com seu dinamismo e suas riquezas, necessita sempre mais de animação pastoral e missionária. Temos certeza de que D. Nelson, agora Bispo nomeado de Valença, continuará a ser esse exemplo de entusiasmo pela missão.

À querida Diocese de Valença, seu povo, consagrados e clero de todos os municípios, com suas autoridades constituídas: entregamos a vocês um grande pastor, talhado desde sua infância na busca da “vontade de Deus” e sempre animado pela causa do Reino. Acolham-no com carinho e alegria. 

Que a unidade afetiva e efetiva leve ainda mais a experiência de conduzir para frente o grande projeto de evangelização da caminhada da Diocese de Valença. A história de suas cidades, a caminhada de suas paróquias, a experiência Diocesana que já tem um grande caminho percorrido recebe agora um incremento novo. Alguém que continuará na direção de seus predecessores e imprimirá seu serviço e sua experiência iluminado pelo Senhor para servir com alegria a esse povo.

O “sentir com a Igreja” que D. Nelson escolheu como lema de seu episcopado bem reflete o coração desse homem de Deus. Deus seja louvado pela sua vida e sua missão!
Testemunhamos hoje uma sucessão: a Igreja que agradece pelo pastor zeloso que gastou sua vida na missão, e que acolhe o que chega com o coração aberto para percorrer os caminhos que o Senhor coloca à nossa frente.

Em nome do Regional Leste 1 e da Província Eclesiástica de São Sebastião do Rio de Janeiro o louvor ao Senhor por todos os bens a nós concedidos!
  
                                                                  12 de fevereiro de 2014.
                                                         D. Orani João Tempesta, O. Cist.
                                                  Presidente do Regional Leste 1 da CNBB
                                                        Arcebispo do Rio de Janeiro - RJ

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/1680/mensagem-de-dom-orani-ao-regional-leste-1-por-ocasiao-da-nomeacao-de-dom-nelson-para-a-diocese-de-valenca

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...